Enciclopédia do Cinema

Joaquim de Almeida em rodagem no Brasil

Joaquim de Almeida em rodagem no Brasil

EM RODAGEM:

JOAQUIM DE ALMEIDA NO PAPEL PRINCIPAL DE FILME BASEADO NO ROMANCE DE JORGE AMADO

Co-produção internacional junta novamente Leonel Vieira e Joaquim de Almeida no Brasil

Joaquim de Almeida e Leonel Vieira

Depois da longa-metragem “Vermelho Brasil” é a vez do filme “As Fantásticas Aventuras de um Capitão” a juntar no Brasil o actor Joaquim de Almeida e o realizador e produtor Leonel Vieira

José Wilker, Joaquim de Almeida e Leonel Vieira

O produtor e realizador Leonel Vieira encontra-se novamente no Brasil, no âmbito de mais uma co-produção internacional que envolve a sua produtora Stopline Films Portugal e a produtora Total Filmes Brasil, bem como a distribuidora Warner Bros. Pictures Brasil. Trata-se da longa-metragem “As Fantásticas Aventuras de um Capitão”, baseada na adaptação do livro “O Velho Marinheiro”, do escritor baiano Jorge Amado. O projecto em rodagem irá criar também uma série de três episódios para televisão.

Leonel Vieira e José Wilker

O premiado actor Joaquim de Almeida protagoniza a história, dando vida ao capitão-de-longo-curso ou velho marinheiro Vasco Moscoso de Aragão. Com uma linguagem moderna e directa, o filme é realizado por Marcos Jorge. A produção conta com cenários grandiosos e numerosos efeitos especiais, da responsabilidade de Juan Tomicic, vencedor de um Prémio Goya, e conta também com a colaboração de Diego Saura. As filmagens decorrem no Rio de Janeiro entre Março e Maio de 2012.

José Wilker, Joaquim de Almeida e Leonel Vieira numa pausa das filmagens

O filme, uma comédia, narra a história do comandante Vasco Moscoso de Aragão e da sua chegada à vila de Periperi, situada nas proximidades de um grande município portuário. Já maduro, este pitoresco forasteiro vem para ficar, em busca de repouso depois de uma longa vida de aventuras por todos os mares do globo. O charmoso navegante conquista rapidamente a simpatia e admiração dos moradores. Os homens reúnem-se em seu redor para ouvir histórias do mar e as mulheres suspiram pela sua figura romântica. O que não demora a suscitar o despeito de alguns invejosos, em especial do fiscal Chico Pacheco, até então o cidadão mais admirado do local.

Filmagens

José Wilker será Chico Pacheco, que perde popularidade na pacata vila de Periperi com a chegada do comandante Aragão. Desconfiado e enciumado das histórias contadas pelo capitão, Chico resolve investigar a sua vida e desafia-o a provar as suas habilidades. O filme discute o tema da construção da verdade e do mito. Avançando e recuando no tempo, apresentando os personagens ora de uma maneira ora de outra, manipulando habilmente o ponto de vista, vai dando espaço à fantasia mas termina por traçar um retrato verídico da condição e das paixões humanas. O elenco de grandes estrelas inclui ainda Milton Gonçalves, Patricia Pillar, Tainá Muller, Claudia Raia, Marcio Garcia, Mauricio Gonçalves e Sandro Rocha.

Joaquim de Almeida e Leonel Vieira

Fotos de Davi de Almeida